SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número14A paranóia como crise da autoridade: Ou, não é só porque você é paranóico que não tem ninguém lhe perseguindoFragmentos da análise de uma criança: movimentos de constituição subjetiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

MENDES, Elzilaine Domingues  e  PROCHNO, Caio César S. C.. Corpo e novas formas de subjetividade. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2004, vol.8, n.14, pp. 147-156. ISSN 1415-1138.

O objetivo deste artigo é verificar como as mudanças sócio-econômicas e ideológicas ocorridas na sociedade pós-moderna interferem na constituição da subjetividade humana. A autovalorização do mundo das imagens e do individualismo, aliada ao volume excessivo de informações, substitui a troca de experiências, causando o empobrecimento progressivo da vida interior. Surgem, então, novos laços sociais e também novos sintomas. O indivíduo não consegue expressar seus sentimentos, atribuindo todos seus males a uma causalidade inscrita no corpo. Assim, a impossibilidade da fala constitui-se em um desafio para a psicanálise contemporânea.

Palavras-chave : Corpo; Narrativa; Subjetividade; Psicopatologia; Contemporaneidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )