SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número14Fragmentos da análise de uma criança: movimentos de constituição subjetivaA reinvenção do coditiano e a clínica possível nos “Serviços Residenciais Terapêuticos”: a possible clinical approach to the “Therapeutically Residential Service ” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

LIMA, Maria Valéria Pelosi Hossepian Salles. Ícones russos ilustrando a relação mãe/bebê: desdobramentos clínicos. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2004, vol.8, n.14, pp. 169-178. ISSN 1415-1138.

Uma visita à exposição 500 anos de arte russa resultou de início em uma crônica e posteriormente em uma reflexão sobre a relação mãe-bebê, a partir da observação de dois objetos culturais: os ícones e a crônica. Neste trabalho tais objetos serão tomados como ilustrações de uma relação, que está nos alicerces da teoria do desenvolvimento emocional infantil, segundo Winnicott, e cujos desdobramentos estão presentes na clínica. A apreensão desse fenômeno a partir desse olhar determinará a postura terapêutica.

Palavras-chave : Arte russa; Relação mãe/bebê; Desenvolvimento emocional; Clínica; Teoria e técnica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )