SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número14Ícones russos ilustrando a relação mãe/bebê: desdobramentos clínicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

MARCOS, Cristina M.. A reinvenção do coditiano e a clínica possível nos “Serviços Residenciais Terapêuticos”: a possible clinical approach to the “Therapeutically Residential Service ”. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2004, vol.8, n.14, pp. 179-190. ISSN 1415-1138.

A assistência aos portadores de transtorno mental internados há longos anos em hospitais psiquiátricos é uma questão essencial a todo projeto de desconstrução manicomial. A reabilitação nos “Serviços Residenciais Terapêuticos” inclui necessariamente a reinvenção do cotidiano, cuja regulação transforma-se em um recurso terapêutico, podendo funcionar como possibilitador de manobras visando a uma suplência da ordem simbólica e como espaço de construção e presentificação de um Outro menos invasivo. O louco pode ser objeto de políticas públicas e ainda ser condenado à zona branca do silêncio; a adesão a um projeto de vida imposto não garante a inclusão. A psicanálise dá acesso a uma dimensão clínica que está presente no cotidiano, em um olhar e uma escuta atentos ao sujeito.

Palavras-chave : Portadores de transtorno mental; Reabilitação psicossocial; Serviços residenciais terapêuticos; Cotidiano; Clínica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )