SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número15Angústia e pensamentoA escuta na psicanálise e a psicanálise da escuta índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psychê

versión impresa ISSN 1415-1138

Resumen

ARAUJO, Teo Weingrill. Apropriações da teoria psicanalítica nos textos iniciais de D. W. Winnicott. Psychê [online]. 2005, vol.9, n.15, pp. 49-64. ISSN 1415-1138.

No presente artigo discutimos a maneira como D. W. Winnicott se apropriou das contribuições da psicanálise nos textos escritos até 1935; antes, portanto, de o autor ter se tornado membro da Sociedade Britânica de Psicanálise. Para fazermos essa discussão lançamos mão da concepção de “progresso” da psicanálise que Winnicott apresentou em um dos textos da época. Além disso, levamos em conta o caráter híbrido do pensamento do autor: se de um lado a prática pediátrica de Winnicott nutre-se da teoria psicanalítica, e especialmente das contribuições de Freud e Klein, de outro o encontro de psicanálise e pediatria permite que o autor comece a formular os germes do que viriam a se tornar suas contribuições originais.

Palabras clave : Psicanálise; Distúrbios psicossomáticos; D. W. Winnicott; Sigmund Freud; Melanie Klein.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )