SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número15A toxicomania e o sujeito da psicanálisePerfil e saúde mental de psicanalistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

GUERRA, Andréa Máris Campos. A psicanálise no campo da saúde mental infanto-juvenil. Psychê [online]. 2005, vol.9, n.15, pp. 139-154. ISSN 1415-1138.

O texto discute a contribuição da psicanálise no campo da assistência em saúde mental infanto-juvenil. Território sabidamente relegado a segundo plano no contexto da reforma psiquiátrica brasileira, o setor público da saúde mental infanto-juvenil vem se organizando e se tornando complexo a partir da Portaria MS 336/2002. O texto parte de uma contextualização desse campo, e em seguida discute os fundamentos norteadores das políticas públicas de assistência, bem como a prática da clínica ampliada no setor público com crianças e adolescentes. Busca traçar - na interface entre psicanálise, políticas públicas da saúde e pedagogia - princípios para a prática da clínica em extensão com crianças e adolescentes nos serviços abertos e substitutivos ao manicômio.

Palavras-chave : Psicanálise; Reforma psiquiátrica; Saúde mental; Assistência infanto-juvenil; Inclusão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )