SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número15A psicanálise no campo da saúde mental infanto-juvenil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

PIMENTEL, Déborah  e  VIEIRA, Maria Jésia. Perfil e saúde mental de psicanalistas. Psychê [online]. 2005, vol.9, n.15, pp. 155-166. ISSN 1415-1138.

Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, utilizando um questionário com 69 questões abrangendo: características sócio-econômicas; investimento profissional; condições de trabalho; sexualidade, vida familiar e social; uso abusivo de álcool e drogas; estado geral de saúde; stress e sofrimento psíquico. Verificou-se, entre outros dados, predominância de mulheres entre 41 a 50 anos, satisfeitas com suas conquistas pessoais e profissionais, e investindo em estudos. Entretanto, foi evidenciada sobrecarga de trabalho, com exaustão física e indícios de sofrimento psíquico, revelados por meio de expressões psicopatológicas, psicológicas e comportamentais. Infere-se que estes profissionais necessitam atentar para os problemas que afetam sua qualidade de vida, investindo mais no cuidado consigo, uma vez que a condição de psicanalistas não os protege da dor e sofrimento.

Palavras-chave : Psicanalistas; Saúde mental; Perfil; Stress; Cuidado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )