SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número16A feminilidade como máscaraA psicanálise e o futuro da civilização moderna: Psychoanalysis and the future of the modern civilization índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

CELES, Luiz Augusto. Psicanálise é trabalho de fazer falar, e fazer ouvir. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2005, vol.9, n.16, pp. 25-48. ISSN 1415-1138.

Tendo por objetivo caracterizar a psicanálise em seu sentido originário e fundamental de trabalho de tratamento, o presente artigo propõe entendê-la como trabalho de “fazer falar, e fazer ouvir”. O entendimento assim formulado é apresentado como resultado de uma conquista da análise dos três principais modos com os quais Freud compreende a tarefa psicanalítica, quais sejam, vencer resistências, interpretação e construção. As relações de dependência e suplementariedade entre falar e ouvir também são estabelecidas, em articulação com as posições de analista e analisando, como condição para o tratamento psicanalítico e sua realização.

Palavras-chave : Sentido da psicanálise; Falar e ouvir em psicanálise; Associação livre; Resistências; Interpretação; Construções em análise; Posição do analista.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )