SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número16Psicanálise é trabalho de fazer falar, e fazer ouvirA servidão ao “outro” nos estados limites índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psychê

versión impresa ISSN 1415-1138

Resumen

HERZOG, Regina  y  FARAH, Bruno. A psicanálise e o futuro da civilização moderna: Psychoanalysis and the future of the modern civilization. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2005, vol.9, n.16, pp. 49-64. ISSN 1415-1138.

Este trabalho discute a relevância política e epistemológica da proposta de futuro, presente em O mal-estar na civilização. Este texto denuncia o colapso da referência progressista da modernidade, oferecendo uma imagem de futuro, aberta e imprevisível, radicalmente oposta à orientação de futuro inicialmente circunscrita em Totem e tabu. Enquanto neste último se verifica uma visão normativa da modernidade, ao sugerir o progresso em direção ao “estado científico” da civilização, em O mal-estar na civilização coloca-se um paradoxo - como rejeitar o progresso e continuar apontando para o futuro? A espera trágica de suas últimas linhas destaca a atualidade da crítica, contrária às promessas de harmonia da modernidade, e à ênfase conservadora que vem sendo colocada no presente.

Palabras clave : Psicanálise; Futuro; Progresso; Espera; Modernidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )