SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número16A servidão ao “outro” nos estados limitesNotas sobre a fruição estética a partir de sua experiência-limite: a Síndrome de Stendhal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psychê

versión impresa ISSN 1415-1138

Resumen

SANTOS, Tania Coelho dos  y  AZEREDO, Fabio André Moraes. Um tipo excepcional de caráter. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2005, vol.9, n.16, pp. 77-95. ISSN 1415-1138.

Este artigo é uma das elaborações em co-autoria entre orientando e orientadora na pesquisa sobre o tema Subjetividade e Cultura, que resultou na tese de doutorado “Caráter e contemporaneidade”. O conceito de caráter, que nos anos 1920 serviu para questionar o método freudiano da associação-livre, foi deslocado por nós de seu contexto original para redimensionar a relação entre interpretação e satisfação pulsional na clínica contemporânea. Tratamos esse problema à luz das diferenças na modernidade e na contemporaneidade no que concerne às relações entre caráter e superego. Finalmente, apresentamos a tese de Lacan sobre o Sinthoma como uma articulação entre sintoma e caráter, que nos parece uma ferramenta útil na clínica com pacientes contemporâneos.

Palabras clave : Caráter; Sintoma; Superego; Modernidade; Contemporaneidade; Sujeito; Laço social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )