SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número16Notas sobre a fruição estética a partir de sua experiência-limite: a Síndrome de Stendhal“Alienação” na psicanálise: a pré-história de um conceito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

TEIXEIRA, Leônia Cavalcante. O lugar da literatura na constituição da clínica psicanalítica em Freud. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2005, vol.9, n.16, pp. 115-132. ISSN 1415-1138.

A invenção da psicanálise por Freud pode ser vista como uma conjugação criativa de alguns fatores fundamentais, nos quais podem ser ressaltados uma aguda reflexão sobre todo seu exercício de médico-clínico, um intenso e inquieto trabalho sobre si próprio e uma constante incitação advinda do contato e da exploração do mundo da arte, especialmente da literatura. Este texto aborda a relação psicanálise e literatura a partir do estilo freudiano, entre os apelos do modelo científico da época e a construção de uma escrita poética. Enfocaremos a importância da literatura para a constituição do arcabouço teórico-clínico da psicanálise.

Palavras-chave : Literatura; Psicanálise; Narrativa freudiana; Clínica psicanalítica; Metapsicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )