SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número16“Alienação” na psicanálise: a pré-história de um conceitoO lugar do psicanalista em uma clínica das psicoses: algumas reflexões índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psychê

versión impresa ISSN 1415-1138

Resumen

RIGUINI, Renata Damiano. Da passagem ao ato à transferência: duas soluções em um caso de psicose. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2005, vol.9, n.16, pp. 153-164. ISSN 1415-1138.

Partindo da clínica, apresentamos um caso de psicose que se valeu da transferência na direção de seu tratamento. Neste contexto, o caso aparece trazendo questões relevantes quanto às soluções que empreende que, primeiro, se caracterizavam por várias passagens ao ato, soluções indesejáveis, e depois vem se valer da transferência erotomaníaca que se faz possível como alicerce de uma estabilização por apaziguamento. Todavia, a estabilização se tornou viável ao contar com um manejo e uma direção da cura que privilegiaram as construções do sujeito, bem como a teoria psicanalítica, que sustentaram o percurso do paciente e da psicóloga. Assim, podemos visualizar a condução de um tratamento da psicose pela psicanálise e a construção de uma saída possível que inclui o analista.

Palabras clave : Psicose; Estabilização; Transferência; Passagem ao ato; Saúde mental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )