SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número16Da passagem ao ato à transferência: duas soluções em um caso de psicoseMito familiar e transmissão psíquica: uma reflexão temática de forma lúdica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psychê

versión impresa ISSN 1415-1138

Resumen

MONACHESI, Alessandra Ribeiro. O lugar do psicanalista em uma clínica das psicoses: algumas reflexões. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2005, vol.9, n.16, pp. 165-182. ISSN 1415-1138.

Apresento neste artigo uma reflexão acerca do lugar do psicanalista em uma clínica das psicoses, segundo três eixos: Reforma Psiquiátrica, teoria psicanalítica sobre as psicoses e prática clínica singular, desenvolvida em um serviço público de saúde mental. Com isso, estabeleço um paralelo entre a problemática psicótica de não ter um lugar e a desterritorialização que o psicanalista vivenciaa nessa clínica. Tal aproximação permite pensar que o percurso de tratamento do psicótico passa, tanto quanto a inserção do psicanalista, por tentativas de construção de lugares. Se no que diz respeito ao psicótico trata-se de criar condições de falar em nome próprio, para o analista isso implica em um posicionamento ético, que lhe permite enfatizar sua condição de psicanalista andante.

Palabras clave : Psicanálise; Psicose; Saúde mental; Clínica psicanalítica das psicoses; CAPS.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )