SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número16O lugar do psicanalista em uma clínica das psicoses: algumas reflexõesO terapeuta/mãe, o paciente/bebê e os cuidados requeridos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

HENRIQUES, Maria Isabel Gonçalves  e  GOMES, Isabel Cristina. Mito familiar e transmissão psíquica: uma reflexão temática de forma lúdica. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2005, vol.9, n.16, pp. 183-196. ISSN 1415-1138.

Este artigo tem a finalidade de propor reflexões teóricas acerca da temática da transmissão psíquica transgeracional e dos mitos familiares utilizando o recurso de um material lúdico. Através da escolha de um filme infantil dos estúdios Disney, fazemos um exercício interpretativo com alguns conceitos teóricos envolvendo primeiramente a definição de mitos; depois sua utilização pelo corpo teórico da psicanálise; finalmente, a construção dos mitos familiares e sua significação na transmissão psíquica entre gerações, muitas vezes favorecendo o segredo familiar, os não-ditos como formas de paralisação e sintoma, podendo também encerrar uma possibilidade criativa de transmissão e identificação para o sujeito.

Palavras-chave : Transmissão psíquica; Mito familiar; Filme infantil; Transgeracionalidade; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )