SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número16Mito familiar e transmissão psíquica: uma reflexão temática de forma lúdica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

KAHTUNI, Haydée Christinne. O terapeuta/mãe, o paciente/bebê e os cuidados requeridos. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2005, vol.9, n.16, pp. 197-212. ISSN 1415-1138.

Este artigo visa discutir alguns tópicos fundamentais acerca dos cuidados necessários para o êxito do processo psicoterápico a partir do referencial psicanalítico winnicottiano. Revendo conceitos como a preocupação materna primária, as principais funções maternas e a mãe suficientemente boa, utiliza-se uma analogia entre as unidades mãe/bebê e terapeuta / paciente, ressaltando similaridades, funções análogas e diferenças entre as condições e os papéis de cada um. Conclui-se que cabe ao terapeuta tanto a responsabilidade de ir ao encontro das necessidades do paciente como a de cuidar dos dispositivos necessários para o cumprimento desta tarefa, principalmente no atendimento de pacientes que sofreram falhas ambientais graves no início de suas vidas.

Palavras-chave : Winnicott; Mutualidade; Terapeuta/paciente; Transferência/contratransferência; Mãe suficientemente boa; Comunicação não-verbal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )