SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número17O branco do traumatismo: a estratégia defensiva da terra queimadaSobre a necessidade de crer índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psychê

versión impresa ISSN 1415-1138

Resumen

HALBERSTADT-FREUD, Hendrika. Electra versus Édipo. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2006, vol.10, n.17, pp. 31-54. ISSN 1415-1138.

A autora sugere o mito de Electra como paradigma do desenvolvimento feminino porque atribui a ela, como metáfora, uma maior aplicabilidade para descrever as vicissitudes do desenvolvimento feminino do que ao mito de Édipo. Electra, marcada desde seu nascimento por vários aspectos de ambivalência em relação à mãe, refletiria o destino da mulher. Formas patológicas dessa ligação são examinadas na rejeição violenta da mãe, como no caso de Electra, ou em seu oposto, no intenso vínculo simbiótico. Em suas conclusões, a autora considera que as meninas não trocam radicalmente de objeto, mas acrescentam o modelo heterossexual ao componente homossexual.

Palabras clave : Complexo de Electra; Desenvolvimento feminino; Ambivalência; Ligação materna; Transmissão transgeracional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )