SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue17The friend, another one self: the “Philia” in the metaphysics of Plato and in the Aristotle’s ethicsTactile tenderness: body’s origins of the psyche author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psychê

Print version ISSN 1415-1138

Abstract

CASTELO FILHO, Claudio. Considerações a respeito da violência intra-psíquica na prática psicanalítica. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2006, vol.10, n.17, pp. 87-108. ISSN 1415-1138.

O tema da violência no mundo interno e no mundo externo é abordado por meio de três situações clínicas. Na primeira, um homem jovem e seu funcionamento no consultório, em que se evidencia uma grande confusão entre ser e aparentar. É feita uma analogia entre sua situação e violentos contextos descritos por Norbert Elias e por St. Simon, da Corte de Versalhes. Na segunda, atitudes de violência e desconsideração entre aspectos da própria cliente observados na sessão são associados a um episódio de crueldade e falta de compaixão percebidos e narrados por ela no decorrer de sua análise. Na terceira situação, a experiência evidencia um método de aprendizagem calcado na truculência e ausência de simpatia pela condição humana e compaixão.

Keywords : Violência; Compaixão; Simpatia humana; Transformações; Experiência emocional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )