SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número17Considerações a respeito da violência intra-psíquica na prática psicanalíticaSobre a importância de adoecer: uma visão em perspectiva da psicossomática psicanalítica no século XX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psychê

versión impresa ISSN 1415-1138

Resumen

FONTES, Ivanise. A ternura tátil: o corpo na origem do psiquismo. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2006, vol.10, n.17, pp. 109-120. ISSN 1415-1138.

O artigo aponta a importância do corpo na origem do psiquismo. Esse fato cria a necessidade de rever a noção de corpo na teoria psicanalítica. A sensorialidade ganha uma nova dimensão com a análise do texto freudiano O ego e o id. A contribuição de duas psicanalistas, F. Tustin e G. Haag, também ressalta o aspecto sensorial na constituição primordial do psiquismo. O fenômeno da transferência é colocado em evidência por favorecer o retorno das impressões sensíveis. A inclusão da escuta do corpo sensível do paciente é fator relevante no atendimento das psicopatologias com uma construção egóica precária, como nas personalidades aditivas, os casos-limites, as psicossomatizações e os estados depressivos.

Palabras clave : Corpo; Sensorialidade; Nascimento psíquico; Psicopatologias contemporâneas; Transferência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )