SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número17A ternura tátil: o corpo na origem do psiquismoFora de vista: sobre imagem e montagem na clínica psicanalítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psychê

versión impresa ISSN 1415-1138

Resumen

CASETTO, Sidnei José. Sobre a importância de adoecer: uma visão em perspectiva da psicossomática psicanalítica no século XX. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2006, vol.10, n.17, pp. 121-142. ISSN 1415-1138.

O artigo tem como objetivo apresentar uma visão em perspectiva da psicossomática psicanalítica no século XX. Procura-se mostrar o desenvolvimento das idéias nesta área, desde as primeiras incursões de Ferenczi até as teorias mais recentes de C. Dejours. Examinam-se as concepções do sintoma somático como representante simbólico de conflitos psíquicos (Groddeck); a medicina psicossomática de Alexander e a constituição das “doenças psicossomáticas”; a ruptura pistemológica da Escola de Paris (Marty) com a proposição da ausência de sentido da doença; e as contribuições de J. McDougall e C. Dejours, que procuram recuperar a dimensão do sentido do sintoma somático, sem considerá-lo função do recalcado. Ao final, lançam-se hipóteses sobre o movimento geral destas teorizações e a tendência da psicossomática psicanalítica contemporânea.

Palabras clave : Psicossomática; História da psicossomática; Somatização; Sentido do sintoma; Doença psicossomática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )