SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número17Sobre a importância de adoecer: uma visão em perspectiva da psicossomática psicanalítica no século XXDelírio: contorno do real índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psychê

versión impresa ISSN 1415-1138

Resumen

BARBOSA, Pablo Bergami Goulart  y  RIVERA, Tania. Fora de vista: sobre imagem e montagem na clínica psicanalítica. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2006, vol.10, n.17, pp. 143-156. ISSN 1415-1138.

O presente artigo constrói uma reflexão acerca do lugar da imagem na clínica psicanalítica. Apresenta-se brevemente a questão do olhar e da imagem na teoria psicanalítica por meio de dois conceitos primordiais: o de fantasia e o de fetiche. Ambos são construções imagéticas que carregam em sua estrutura as marcas das tensões intrapsíquicas que os moldam e caracterizam a dimensão da imagem na análise. Propõe-se uma concepção do tratamento psicanalítico como incidindo no espaço entre imagem e palavra, e aproxima-se tal concepção do conceito de montagem cinematográfica. O tratamento analítico teria por visada, por meio do manejo da transferência, remontar a narrativa sintomática do sujeito em análise.

Palabras clave : Psicanálise; Imagem; Transferência; Cinema; Montagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )