SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número18Placement: modelo clínico para o acompanhamento terapêuticoO acompanhamento terapêutico como uma técnica de manejo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

LERNER, Rogério. Matriz discursiva da contra-transferência: discussão ética acerca do acompanhamento terapêutico e de instituições de saúde mental. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2006, vol.10, n.18, pp. 21-28. ISSN 1415-1138.

Este artigo traz dados de pesquisas que apontam a existência de uma heterogeneidade na constituição do campo de trabalho do acompanhamento terapêutico e de instituições de saúde mental, decorrente da influência dos discursos da psicanálise e da inserção social de pacientes psiquicamente comprometidos. Seus efeitos contra-transferenciais são discutidos do ponto de vista ético, uma vez que carreiam: o estabelecimento de uma relação na qual o profissional destaca insuficiências de seu paciente e assume um lugar de compensador das mesmas; o sentimento de o profissional nada poder fazer pelo paciente com seus instrumentos terapêuticos; rivalidade entre profissionais e familiares. Conclui apontando a importância de que tais aspectos sejam considerados em supervisão clínica.

Palavras-chave : Acompanhamento terapêutico; Psicanálise; Análise institucional de discurso; Saúde mental; Contra-transferência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )