SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número18Matriz discursiva da contra-transferência: discussão ética acerca do acompanhamento terapêutico e de instituições de saúde mentalContornos e fragmentação do eu na psicose: reflexão a partir do acompanhamento terapêutico de uma adolescente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

MAIA, Suzana Magalhães. O acompanhamento terapêutico como uma técnica de manejo. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2006, vol.10, n.18, pp. 29-40. ISSN 1415-1138.

Este trabalho discute o acompanhamento terapêutico como parte integrante da técnica de manejo realizada por um analista no atendimento de um paciente que não havia alcançado o estado de unidade de si-mesmo. A criação de um ambiente de holding na análise e em todas as fases pelas quais passou o acompanhamento terapêutico foi condição fundamental para que o paciente pudesse viver experiências constitutivas. No trabalho sintonizado com as necessidades do paciente e organizado de acordo com seu ritmo, o enquadre torna-se flexível e as funções do acompanhamento terapêutico modificam-se ao longo do tempo. O processo é analisado a partir dos referenciais teóricos de D. Winnicott e G. Safra.

Palavras-chave : Manejo; Acompanhamento terapêutico; Holding; Experienciar com; Setting.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )