SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número18O acompanhamento terapêutico como uma técnica de manejoO acompanhamento terapêutico e as relações de objeto em pacientes-limites índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

METZGER, Clarissa. Contornos e fragmentação do eu na psicose: reflexão a partir do acompanhamento terapêutico de uma adolescente. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2006, vol.10, n.18, pp. 41-52. ISSN 1415-1138.

Este texto faz uma reflexão sobre os papéis da dor e do ego como entidade de superfície na constituição do eu, a partir de elementos do caso clínico de uma adolescente psicótica atendida em acompanhamento terapêutico. Para tanto, além das concepções freudianas de constituição do eu, utiliza a noção de Eu-pele concebida por Dider Anzieu. Finalmente, aponta algumas questões pertinentes à constituição e unificação do eu e aos possíveis elementos de “escoragem narcísica”, que ganham relevo no momento da entrada na adolescência.

Palavras-chave : Acompanhamento terapêutico; Psicanálise; Dor; Constituição do eu; Psicose; Adolescência; Contornos; Fragmentação do eu.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )