SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número18Contornos e fragmentação do eu na psicose: reflexão a partir do acompanhamento terapêutico de uma adolescenteA clínica do acompanhamento terapêutico: intervenções quando a recusa toma a cena índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

ZILBERLEIB, Carlota Maria Oswald Vieira. O acompanhamento terapêutico e as relações de objeto em pacientes-limites. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2006, vol.10, n.18, pp. 53-66. ISSN 1415-1138.

Neste estudo, pretendemos articular os elementos que compreendem as bases metapsicológicas do funcionamento borderline, segundo Andre Green, com a clínica do acompanhamento terapêutico. Isto se dá por meio da ilustração de um caso clínico, com um enfoque especial voltado para certas dimensões das relações de objeto, quais sejam, as relações com o “objeto absolutamente necessário”. Nosso interesse neste estudo parte dos impasses surgidos no atendimento clínico como acompanhante terapêutico, em função da problemática diagnóstica e da especificidade do tipo de enquadramento. Compreende um desenvolvimento teórico acerca dos mecanismos primários de defesa, ou seja, os mecanismos de negação - Verdrangung, Verneinung, Verleugnung e Verwerfung - descritos por Freud, e repensados por Andre Green, aos quais denominou de trabalho do negativo.

Palavras-chave : Acompanhamento terapêutico; Relações de objeto; Trabalho do negativo; Borderline; Enquadramento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )