SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número18Acompanhando a inclusão: um percurso éticoAcompanhamento terapêutico: dispositivo clínico-político índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

MUYLAERT, Marília Aparecida. AT como dispositivo clínico: uma perspectiva da esquizoanálise. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2006, vol.10, n.18, pp. 109-114. ISSN 1415-1138.

O Acompanhamento Terapêutico (AT) é um Dispositivo Clínico que problematiza o campo social/existencial, por meio da circulação na cidade, da abertura para um campo de produção de novos modos de existir, descaracterizando-o como problemático e a angústia que o acompanha, como um afazer psíquico que deve ser eliminado, mas vivido em seus atravessamentos, tranversalizando os sentidos, espaços alternativos ao desejo. O AT sob a perspectiva da Esquizoanálise, sob o paradigma ético-estético-político, pode assumir seu lugar de criação de mundos compossíveis, de produção de cidadania, de matizar o diagrama das cidades, de problematizar tanto as questões individuais como coletivas, de compromisso com a vida e com a estética das existências: um lugar de transformação política dos modos de subjetivação.

Palavras-chave : Acompanhamento terapêutico; Dispositivo; Esquizoanálise; Clínica da diferença; Psicologia clínica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )