SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número18Acompanhamento terapêutico: dispositivo clínico-políticoUm olhar sobre o acompanhamento terapêutico pelo conceito reichiano de auto-regulação social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

VARELLA, Maria do Rosário Dias; LACERDA, Fernanda  e  MADEIRA, Michelângela. Acompanhamento terapêutico: da construção da rede à reconstrução do social. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2006, vol.10, n.18, pp. 129-140. ISSN 1415-1138.

Os segmentos de tratamento em saúde mental são como fios, cujo trançado vai tecendo uma rede, podendo ser aberta ou fechada, conforme a necessidade do uso. O importante nessa rede são as amarrações feitas, de modo a permitir um deslocamento entre os pontos. É preciso analisar cada ponto, não só para direcionar o tratamento, como para saber se ele oferece flexibilidade para que o paciente nele circule sem se amarrar. O trabalho de AT, ao estar com o paciente tanto dentro como fora dos pontos referenciais, introduz a questão da circulação, necessária para uma reorganização do sujeito. Apresentaremos dois casos clínicos que demonstram as possibilidades do AT na construção de uma rede relacional e de inserção social.

Palavras-chave : Tratamento em saúde mental; Rede de atendimento; Acompanhamento terapêutico; Inserção social; Rede relacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )