SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número18Acompanhamento terapêutico: da construção da rede à reconstrução do socialAcompanhamento terapêutico: intervenção sobre a depressão e o suicídio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

PITIA, Ana Celeste de Araújo. Um olhar sobre o acompanhamento terapêutico pelo conceito reichiano de auto-regulação social. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2006, vol.10, n.18, pp. 141-150. ISSN 1415-1138.

O Acompanhamento Terapêutico (AT) é uma prática clínica que percorre os espaços comunitários possíveis ao alcance do objetivo da ressocialização do cliente em dificuldades psicossociais. O conceito de auto-regulação social criado por Wilhelm Reich ilumina a análise dos atendimentos realizados pelo dispositivo clínico AT. Pela questão de que maneira pode ser praticada a clínica do Acompanhamento Terapêutico, objetivando a auto-regulação social do cliente acompanhado, pretende-se contribuir para a ampliação do campo de reflexão sobre a prática clínica do AT como possibilidade de ação para profissionais da saúde. São aspectos enfatizados: a importância da formação específica para esse tipo de atendimento clínico, a expansão da ação dos atendimentos na área da saúde e o resgate das potencialidades do sujeito atendido.

Palavras-chave : Acompanhamento terapêutico; Saúde mental; Reabilitação; Terapêutica; Psiquiatria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )