SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número18Um olhar sobre o acompanhamento terapêutico pelo conceito reichiano de auto-regulação socialAcompanhamento terapêutico e educação inclusiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

ESTELLITA-LINS, Carlos; OLIVEIRA, Verônica Miranda de  e  COUTINHO, Maria Fernanda Cruz. Acompanhamento terapêutico: intervenção sobre a depressão e o suicídio. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2006, vol.10, n.18, pp. 151-166. ISSN 1415-1138.

Este trabalho aborda a atuação do acompanhamento terapêutico em casos de depressão grave com risco de suicídio. São investigados protocolos de avaliação do risco de suicídio e intervenções pertinentes ao campo do acompanhamento terapêutico, visando a implementação de ações específicas em saúde mental. Concluímos que o acompanhamento terapêutico constitui um recurso terapêutico em psiquiatria clínica de grande utilidade e importância. Mostram-se necessários estudos mais aprofundados investigando eficácia e conexões clínicas em psiquiatria comunitária.

Palavras-chave : Acompanhamento terapêutico; Risco de suicídio; Depressão; Saúde mental; Cuidado; Urgência; Psiquiatria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )