SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número18Acompanhamento terapêutico: intervenção sobre a depressão e o suicídio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

SERENO, Deborah. Acompanhamento terapêutico e educação inclusiva. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2006, vol.10, n.18, pp. 167-179. ISSN 1415-1138.

O trabalho de AT de crianças psicóticas e autistas no território escolar é um dispositivo clínico que se sustenta em uma rede de compromissos coletivos visando educação inclusiva e de qualidade para todas as crianças. A inclusão escolar tem ampliado questões complexas e relevantes da escola, apontando para o exercício do conviver como forma de lidar com a rigidez diante das diferenças. A partir da transferência, da presença ativa, e respeitando a singularidade da criança, o at opera como secretário, intérprete e tradutor da ambiência, favorecendo importantes efeitos de subjetivação e conexão entre os elementos do território escolar. O AT termina quando a classe (professora e crianças) passa a funcionar como referência para acolher e sustentar as produções do sujeito com as quais ele deve se comprometer.

Palavras-chave : Acompanhamento terapêutico; Redes; Transferência; Território escolar; Trastornos graves do desenvolvimento; Psicoses; Autismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )