SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número19A “fabricaçã o do estranho” em antropologia e psicanálise (notas para um diálogo intertextual) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

MADUENHO, Alexandre Augusto Martins. O legado intersubjetivo de Freud: algumas considerações sobre o conceito de identificação e objeto. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2006, vol.10, n.19, pp. 13-32. ISSN 1415-1138.

Neste artigo procuramos apresentar uma possibilidade de leitura da obra de Freud que contradiz as formas de interpretação que impuseram a seu trabalho a marca solipsista, a qual está apoiada em três pontos principais: a) a natureza quase exclusivamente intrapsíquica de suas pesquisas teóricas, com uma perceptível ausência daquilo que hoje conhecemos como relações objetais em psicanálise; b) o reducionismo pulsional freudiano; e c) o uso feito de seus artigos sobre técnica, que privilegiou a dicotomia entre analista e analisando, ambos colocados para fora de seus campos de interdependência. Ao nos propormos a uma outra forma leitura, utilizaremos alguns aspectos dos conceitos de identificação e objeto na obra de Freud, tentando demonstrar a presença da dimensão intersubjetiva em seu trabalho.

Palavras-chave : Freud; Intersubjetividade; Técnica; Identificação; Objeto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )