SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue19Freud’s inter-subjective legacy: some considerations on the concepts of identification and objectShamans and ancestral spirits author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psychê

Print version ISSN 1415-1138

Abstract

SOUZA, Mauricio Rodrigues de. A “fabricaçã o do estranho” em antropologia e psicanálise (notas para um diálogo intertextual). Psyche (Sao Paulo) [online]. 2006, vol.10, n.19, pp. 33-46. ISSN 1415-1138.

Ao adotar como pano de fundo a dimensão experiencial e hermenêutica presente nos ofícios do antropólogo e do psicanalista, este artigo propõe um diálogo entre os escritos de Velho (1987) e Figueiredo (1994) para, a partir daí, debater a especificidade dos temas da familiaridade e da estranheza no âmbito dessas duas áreas de atuação profissional. Uma vez que tais questões envolvem simultaneamente uma discussão técnica e outra ética, aposta-se aqui na validade da utilização do conceito heideggeriano de “serenidade” (Gelassenheit) para pensá-las, visando um resgate do caráter originário da interpretação como acontecimento, movimento e vida.

Keywords : Psicanálise; Antropologia; Hermenêutica; Ética; Técnica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )