SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número19O inconsciente entre a causa e o que ela afetaAvareza e perdularismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

BRUM, Evanisa Helena Maio de. A depressão materna e suas vicissitudes. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2006, vol.10, n.19, pp. 95-108. ISSN 1415-1138.

O presente trabalho tem por objetivo alertar sobre o impacto da depressão materna no desenvolvimento infantil. Neste sentido, fizemos uso de uma história clínica, visando refletir sobre esse impacto e suas vicissitudes, bem como sobre os caminhos possíveis para dirimir suas conseqüências. Foi utilizado o referencial teórico da psicoterapia psicanalítica mãe-bebê, bem como a psicanálise. Algumas questões pontuais foram abordadas, como a melhor intervenção para mães deprimidas e seus bebês; o melhor momento para a realização dessas intervenções; casos que necessitam serem encaminhados a um profissional de saúde mental.

Palavras-chave : Depressão materna; Desenvolvimento infantil; Psicoterapia psicanalítica mãe-bebê; Prática clínica; Atenção primária.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )