SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20A teoria freudiana da sexualidade 100 anos depois (1905-2005) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

GURFINKEL, Decio. Adicções: da perversão da pulsão à patologia dos objetos transicionais. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2007, vol.11, n.20, pp. 13-28. ISSN 1415-1138.

O trabalho propõe algumas diretrizes iniciais para um estudo histórico-conceitual da abordagem psicanalítica das adicções. O eixo da análise é a passagem de um modelo pulsional para a ênfase na relação de objeto, seguindo a concepção de Greenberg & Mitchell. Abraham e de Winnicott são tomados como exemplos-tipo destas duas abordagens; o pensamento kleiniano serviu como uma ponte necessária entre os dois. Pôde-se observar uma evolução do modelo do fetichismo para a problemática da patologia dos objetos transicionais, e uma mudança de ênfase da erogeneidade oral e do conceito de “seio bom” internalizado para a questão da vitalidade do objeto externo. A abordagem das adicções de Rosenfeld e de Bollas são analisadas sob esta perspectiva.

Palavras-chave : Adicções; Pulsão; Relação de objeto; Fetichismo; Objeto transicional; História da psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )