SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20Adicções: da perversão da pulsão à patologia dos objetos transicionaisO sentimento de culpa e a ética em psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

JORGE, Marco Antonio Coutinho. A teoria freudiana da sexualidade 100 anos depois (1905-2005). Psyche (Sao Paulo) [online]. 2007, vol.11, n.20, pp. 29-46. ISSN 1415-1138.

Este artigo é a transcrição da conferência de abertura do III Congresso Nacional de Psicanálise da UFC, que celebrou o centenário de publicação dos Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. O conceito de pulsão, introduzido nessa obra, marcou uma subversão no campo científico ao tratar da sexualidade humana com uma lógica conceitual consistente. Certas noções de Freud, como a disposição neuropática geral, que trouxe nova visão à discussão sobre a oposição entre inato e adquirido, assim como a demolição da barreira entre normal e patológico, são atuais e necessárias, em um momento em que surgem na cultura manifestações como a de um projeto de lei que pretende a cura para homossexualidade.

Palavras-chave : Psicanálise; Sexualidade; Pulsão; Normal; Patológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )