SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20A posição obsessiva frente ao saber: pontuaçõesOs significantes da escuta psicanalítica na clínica contemporânea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

MARTINEZ, Viviana Carola Velasco  e  MELLO NETO, Gustavo Adolfo Ramos. Pathos histérico: depressão e teatralidade. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2007, vol.11, n.20, pp. 79-98. ISSN 1415-1138.

Como parte integrante de pesquisa maior, que enfoca o discurso psicanalítico pós-freudiano sobre a histeria, aqui apresentamos uma análise da produção em torno da relação entre histeria e depressão, a partir de artigos indexados pela American Psychology Association (APA). Fazemos uma espécie de associação de idéias, a partir de autores cujo tema de um trabalho leva a outro e permite percorrer diversos enfoques. Dentro dessa organização associativa, damos destaque ao fator cronológico da produção. Três grandes temas podem ser definidos nessa discussão: as perdas, a defesa e o que denominamos de contrariedade. Finalmente, estabelecemos relações entre histeria, depressão, feminilidade e cultura.

Palavras-chave : Histeria; Depressão; Psicanálise; Cultura; Feminilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )