SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20Pathos histérico: depressão e teatralidadeA auto-análise 150 anos depois de Freud índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

MENDES, Elzilaine Domingues  e  PARAVIDINI, João Luiz Leitão. Os significantes da escuta psicanalítica na clínica contemporânea. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2007, vol.11, n.20, pp. 99-116. ISSN 1415-1138.

O objetivo deste trabalho é percorrer alguns significantes que nos permitam demarcar a transformação da escuta psicanalítica na clínica contemporânea, como a família e suas múltiplas reconfigurações; a economia de mercado e o processo de globalização, com seus avanços tecnológicos e científicos; a ênfase nas relações sociais sustentadas pelo consumismo, individualismo e a importância que o corpo “belo e rejuvenescido” alcançou em nossa civilização. Uma vez que essas mudanças sócio-histórico-econômico-familiares estão articuladas às atuais transformações dos processos de subjetivação, acreditamos que o Fazer Psicanalítico possibilita-nos investigar e compreender o que há em comum nas patologias, como a síndrome do pânico, depressões, doenças psicossomáticas, compulsões e fracasso escolar, enfim, os paradoxos da sociedade contemporânea, e assim constituir meios críticos de (re)significações.

Palavras-chave : Psicanálise; Contemporaneidade; Subjetividade; Corpo; Formações clínicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )