SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número21As engrenagens do silêncioPatologias narcísicas e doenças auto-imunes: a vivência da temporalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

QUEIROZ, Edilene Freire de. A divisão do sujeito: a hipótese de uma Urverleugnung (desmentido primordial). Psyche (Sao Paulo) [online]. 2007, vol.11, n.21, pp. 47-62. ISSN 1415-1138.

Dois temas ocuparam Freud no final de sua obra: a noção de desmentido e a questão da divisão do eu. Concebe-se a Verleugnung como um desmentido da percepção sensorial da falta do phallus feminino, o qual produz como defesa uma convicção contrária: manobra da criança para desmentir a percepção e amenizar a angústia de castração. Ela aparece também conotando uma divisão perceptiva, indicando duas impressões contraditórias: levar em conta a realidade objetiva e negar o que vê. As duas coexistem provocando uma cisão do eu que subsistem na vida anímica com posturas diversas, contrapostas e independentes. Trabalharemos com a hipótese de uma Urverleugnung -(desmentido primordial) que instala a condição de possibilidade de desmentido e dos processos de divisão subjetiva.

Palavras-chave : Urverleugnung; Desmentido; Divisão do eu; Urverdrängung; Sistema perceptivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )