SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número21A divisão do sujeito: a hipótese de uma Urverleugnung (desmentido primordial)O que os analistas pensam sobre a homossexualidade? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

VERZTMAN, Julio et al. Patologias narcísicas e doenças auto-imunes: a vivência da temporalidade. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2007, vol.11, n.21, pp. 63-84. ISSN 1415-1138.

Apresentamos aqui os resultados de uma pesquisa clínica em psicanálise, particularmente a vivência da temporalidade de nossos pacientes. Apresentamos um breve apanhado sobre a noção de tempo em Winnicott, antes de adentrarmos na descrição e análise de nosso material. Encontramos em Winnicott uma ferramenta extremamente valiosa na noção de continuidade no tempo como pedra angular da construção de si. Para os sujeitos de nossa amostra, o continuar a existir pode não apresentar as características pré-reflexivas reconhecidas em outros indivíduos, o que nos convoca a pensar sobre as origens psíquicas da sensação de fluxo temporal. Descreveremos nossos resultados a partir de cinco eixos: cronologia, narrativa de si no tempo, sensação de movimento no tempo, vivência do passado e dimensão de futuro.

Palavras-chave : Temporalidade; Psicanálise; Continuidade da existência; Subjetivação; Narrativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )