SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número21O amor é fogo!Marguerite Duras e a escritura do feminino índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psychê

versión impresa ISSN 1415-1138

Resumen

FELICE, Eliana Marcello De. Transformação e “cura” através da experiência de ser mãe. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2007, vol.11, n.21, pp. 145-159. ISSN 1415-1138.

Os estudos psicanalíticos sobre a maternidade revelam a importante influência da relação da mulher com a figura materna sobre as vivências emocionais relacionadas ao desempenho do papel materno. Antigos relacionamentos conflitivos e infelizes com a própria mãe estão geralmente na base de intensas angústias experimentadas pela mulher em sua condição materna. Pela análise do caso de uma mulher em sua primeira experiência de maternidade, este artigo pretendeu demonstrar que apesar dessa influência, existe a possibilidade de a maternidade converter-se em uma experiência psicologicamente transformadora e capaz de promover um efeito “curativo” para a mãe, ajudando-a a superar parcialmente seus primitivos conflitos com a própria mãe. O caso exemplifica a possibilidade de a maternidade atuar como uma “experiência emocional corretiva”.

Palabras clave : Maternidade; Relações mãe-criança; Experiência emocional corretiva; Estudos longitudinais; Psicanálise.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )