SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número21O amor é fogo!Marguerite Duras e a escritura do feminino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

FELICE, Eliana Marcello De. Transformação e “cura” através da experiência de ser mãe. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2007, vol.11, n.21, pp. 145-159. ISSN 1415-1138.

Os estudos psicanalíticos sobre a maternidade revelam a importante influência da relação da mulher com a figura materna sobre as vivências emocionais relacionadas ao desempenho do papel materno. Antigos relacionamentos conflitivos e infelizes com a própria mãe estão geralmente na base de intensas angústias experimentadas pela mulher em sua condição materna. Pela análise do caso de uma mulher em sua primeira experiência de maternidade, este artigo pretendeu demonstrar que apesar dessa influência, existe a possibilidade de a maternidade converter-se em uma experiência psicologicamente transformadora e capaz de promover um efeito “curativo” para a mãe, ajudando-a a superar parcialmente seus primitivos conflitos com a própria mãe. O caso exemplifica a possibilidade de a maternidade atuar como uma “experiência emocional corretiva”.

Palavras-chave : Maternidade; Relações mãe-criança; Experiência emocional corretiva; Estudos longitudinais; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )