SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue21Transformation and “cure” through the experience of being a motherContributions of Michael Balint to the concept of alterity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psychê

Print version ISSN 1415-1138

Abstract

FORTES, Isabel. Marguerite Duras e a escritura do feminino. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2007, vol.11, n.21, pp. 161-174. ISSN 1415-1138.

O artigo desenvolve algumas questões sobre o encontro possível entre psicanálise e literatura. A partir da obra de Marguerite Duras, podemos alargar a reflexão teórica sobre a questão do feminino na teoria psicanalítica, especificamente da forma como é desenvolvida nas teorias de Freud e de Lacan. Se na psicanálise o feminino está circunscrito ao campo do indizível, à falta de um significante que lhe seja próprio, o texto literário de Duras aproxima-se de uma escritura possível do feminino. Assim, se na teoria psicanalítica o feminino é o impossível de ser dito/escrito, na literatura testemunhamos como Marguerite Duras vai mais além em relação a esses dois autores, pelo menos no que diz respeito à possibilidade de escrever o feminino.

Keywords : Feminilidade; Castração; Lógica do não-todo; Marguerite Duras; Escrita feminina.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )