SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue22Which acts are these?: Mourning and acting outThe opening of structure: the limit of the application of saussurian linguistics to psychoanalysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psychê

Print version ISSN 1415-1138

Abstract

CANEPPELE, Alessandra. Reaproximando afasia e psicanálise: pressupostos e estudo de um relato autobiográfico. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2008, vol.12, n.22, pp. 79-96. ISSN 1415-1138.

Neste trabalho lemos Zur Auffassung der Aphasien não como um livro sobre a origem da psicanálise, nem como um texto clássico de afasiologia, mas como momento precursor para a construção de um saber propriamente psicanalítico sobre o sujeito da clínica das afasias. Para tanto, investigamos primeiramente sua apresentação da formação do sintoma do resto de linguagem em associação com a fala presente em uma situação de perigo. Em um segundo momento, a partir da leitura da narração feita pelo escritor Cardoso Pires sobre sua própria afasia no livro De profundis, repropomos a relação encontrada no texto freudiano como reconhecimento para a psicanálise de uma certa posição de angústia do sujeito na linguagem.

Keywords : Lesão cerebral; Afasia; Trauma; Angústia; Linguagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese