SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número22A atualidade da novilínguaO caso metapsicológico: o papel da construção e da ficção em psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

RIBEIRO, Lucas Mello Carvalho; LUCERO, Ariana  e  GONTIJO, Eduardo Dias. O ethos homérico, a cultura da vergonha e a cultura da culpa. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2008, vol.12, n.22, pp. 125-138. ISSN 1415-1138.

O presente ensaio tem como objetivo apresentar o ethos que subjaz às duas grandes narrativas homéricas, no intuito de caracterizar o povo grego tal como descrito por Homero, tanto na Ilíada quanto na Odisséia, como uma Cultura da Vergonha em oposição a uma Cultura da Culpa, terminologia cunhada por Ruth Benedict e apropriada por E. R. Dodds em sua análise do mundo helênico. Pretende-se, ainda, mostrar que mesmo definida essencialmente como uma cultura da vergonha, a coletividade narrada por Homero, principalmente na Odisséia, deixa antever as condições de possibilidade para o estabelecimento de uma cultura da culpa, que irá concretizar-se nos períodos posteriores da Antigüidade helênica.

Palavras-chave : Homero; Grécia homérica; Ethos homérico; Cultura da vergonha; Cultura da culpa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português