SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número23Para uma abordagem estrutural da depressão: contribuições freudianasA psicanálise diante do outro (ou o "inquietante" divã de Procusto) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

SBANO, Valmir. A noção de "para além" no Seminário 5 de Lacan: a questão da articulação entre simbólico e real. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2008, vol.12, n.23, pp. 0-0. ISSN 1415-1138.

Por meio da retomada do tratamento dado por Lacan, em seu Seminário 5, à questão do chiste, trata-se de discutir a articulação do simbólico e do real. Este introduz uma dimensão de queda e redução, uma dimensão de finitização e satisfação: retorno, sob a forma do desejo, da dimensão minúscula e parcial da pulsão. Aquele, o simbólico, submete o sujeito a uma infinitização, a um deslocamento, a uma abertura, como o testemunha a estrutura de qualquer demanda. A realização desejante no chiste, como retorno do pulsional, mostra-nos, porém, que a abertura simbólica e desejante não encontra simplesmente termo, ao encontro de seu termo, mas antes ainda abertura. Esta leitura é apresentada ainda por meio de uma leitura do grafo do desejo.

Palavras-chave : Psicanálise; Chiste; Lacan; Simbólico; Grafo do desejo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português