SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número23A noção de "para além" no Seminário 5 de Lacan: a questão da articulação entre simbólico e realA experiência do aprendizado na observação da relação mãe-bebê-família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

SOUZA, Mauricio Rodrigues de. A psicanálise diante do outro (ou o "inquietante" divã de Procusto). Psyche (Sao Paulo) [online]. 2008, vol.12, n.23, pp. 0-0. ISSN 1415-1138.

O presente trabalho consiste em uma reflexão acerca da alteridade em psicanálise, incluindo-se suas implicações em termos clínicos e metapsicológicos. Neste sentido, privilegiando o referencial de Freud (1919) em O inquietante (Das Unheimliche), pretendemos debater uma inovadora abordagem do outro, que ao invés de rechaçá-lo ou projetá-lo alhures, qualifica-o como inerente a tudo que é humano, cindido por excelência. Como veremos em um segundo momento, é precisamente tal característica que nos permite articular esse estranho de nós mesmos representado pelo Inconsciente à estranheza da função do analista, profissional regido por uma ética cuja peculiaridade reside em se deixar guiar não por princípios impostos de fora - a despeito da teoria -, mas pelo desejo de alguém que ousa perguntar.

Palavras-chave : Psicanálise; Metapsicologia; Alteridade; Inquietante; Estética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português