SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número23A psicanálise diante do outro (ou o "inquietante" divã de Procusto)Catástrofe e sublimação na poesia de Paul Celan: apontamentos sobre uma dor que dorme com as palavras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

PERGHER, Daniel Nardini Queiroz  e  CARDOSO, Carmén Lúcia. A experiência do aprendizado na observação da relação mãe-bebê-família. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2008, vol.12, n.23, pp. 0-0. ISSN 1415-1138.

Este artigo busca compreender o desenvolvimento do papel do observador analisando recortes das sessões de observação da relação mãe-bebê-família. Foram realizadas observações semanais da relação mãe-bebê durante um ano e seis meses, segundo o método proposto por Esther Bick. Todas as observações foram transcritas e se constituem o corpus de análise desta investigação, a partir do referencial psicanalítico. Na análise, destacamos algumas das transformações no papel de observador. Inicialmente marcado por uma postura mais crítica e intervencionista em relação à família, caminhando, com a ajuda das supervisões, para uma postura mais reflexiva e curiosa. Ampliando a capacidade de pensar as experiências vividas, o que favoreceu o surgimento de um novo contato com a família.

Palavras-chave : Observação; Relação mãe-bebê; Família; Supervisão; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português