SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número23Situação do fenômeno religioso contemporâneoUma causa que inclui um sujeito: a originalidade da causa em psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

MENDONCA, Marinella Morgana de. As incidências da repetição no corpo, pela via da dor. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2008, vol.12, n.23, pp. 0-0. ISSN 1415-1138.

A repetição é um operador teórico eficaz para se pensar o corpo psicanaliticamente? As incidências da repetição no corpo são demonstráveis por meio da dor? Para responder a essas questões, é necessário ter em mente que para Freud, as expressões da repetição seguem caminhos distintos de acordo com as lógicas pulsionais destacadas. Na perspectiva do primeiro dualismo pulsional, a repetição se manifesta no corpo segundo a ótica da formação dos sintomas neuróticos. A introdução do conceito de pulsão de morte abre a possibilidade de consideração desses temas sob o ponto de vista do transbordamento pulsional, que por sua vez, permite entender a compulsão à repetição, revelando-se no corpo, como sendo a expressão de um conteúdo pulsional excessivo e traumático.

Palavras-chave : Repetição; Corpo; Dor; Freud; Metapsicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português