SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número23Uma causa que inclui um sujeito: a originalidade da causa em psicanáliseAlgumas articulações psicanalíticas acerca do tratamento e da escolarização de uma criança psicótica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

TAFURI, Maria Izabel  e  SAFRA, Gilberto. Extrair sentido, traduzir, interpretar: um paradigma na clínica psicanalítica com a criança autista. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2008, vol.12, n.23, pp. 0-0. ISSN 1415-1138.

Na década de 30, Klein demonstrou a eficácia das interpretações no caso do pequeno Dick estabelecendo um paradigma clássico na psicanálise com crianças autistas: as interpretações de gestos pouco representativos são essenciais para a criação da relação transferencial com uma criança ensimesmada. Este texto pretende discutir as implicações do paradigma kleiniano na clínica psicanalítica contemporânea a partir do contexto histórico no qual ocorreu a análise de Dick e da evolução do pensamento psicanalítico a respeito da clínica com a criança autista. Chega-se à conclusão de que a clínica psicanalítica com a criança autista pode ser pensada para além da técnica clássica - as interpretações.

Palavras-chave : Autismo; Psicanálise; Interpretação; Transferência; "Holding".

        · resumo em Inglês     · texto em Português