SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número23Extrair sentido, traduzir, interpretar: um paradigma na clínica psicanalítica com a criança autistaO conflito psíquico na teoria de Freud índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

GAVIOLI, Camille Apolinário. Algumas articulações psicanalíticas acerca do tratamento e da escolarização de uma criança psicótica. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2008, vol.12, n.23, pp. 0-0. ISSN 1415-1138.

Este texto discute questões teórico-clínicas que surgem quando um analista, tomando a teoria lacaniana como referencial teórico, propõe-se a tratar uma criança psicótica. É interesse deste escrito discorrer sobre a especificidade do trabalho analítico com a psicose infantil, bem como sobre o que caracteriza o sujeito psicótico, considerando a singularidade que marca seu funcionamento. A proposta é pensar a teoria a partir da experiência clínica; direção que diz respeito à ética da psicanálise, além do fato de a discussão de caso poder ajudar a refletir sobre essa práxis. Enfim, este escrito, em que se articulam prática e teoria - posta à prova pela clínica -, não pretende dar lugar a conclusões, mas tão somente abrir-se a outras descobertas.

Palavras-chave : Psicanálise; Educação; Psicose infantil; Tratamento; Escolarização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português