SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número23Algumas articulações psicanalíticas acerca do tratamento e da escolarização de uma criança psicóticaA relação mente-cérebro na metapsicologia freudiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

FONTES, Flávio Fernandes. O conflito psíquico na teoria de Freud. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2008, vol.12, n.23, pp. 0-0. ISSN 1415-1138.

A fim de melhor compreender qual o papel do tema do conflito psíquico na teoria de Freud, investigamos a presença e o significado dos pares de opostos em sua obra. A utilização freqüente de antagonismos, como consciente/inconsciente, prazer/desprazer etc, é designada pensamento antitético, e uma lista de exemplos é elaborada para comprovar que essa é uma característica marcante do pensamento de Freud. As conseqüências desse ponto de vista são discutidas, chegando-se à conclusão de que os pares de opostos são uma parte importante da concepção de sujeito no campo psicanalítico e tem relevância para o entendimento do que é saúde e doença psíquica.

Palavras-chave : Freud; Conflito; Antítese; Dualismo; Oposição.

        · resumo em Inglês     · texto em Português