SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número23A relação mente-cérebro na metapsicologia freudianaTestemunho: metáforas do lembrar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

CALAZANS, Roberto  e  NEVES, Tiago Iwasawa. O campo de problemas da psicanálise e os atos falhos. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2008, vol.12, n.23, pp. 0-0. ISSN 1415-1138.

Este artigo pretende, em um primeiro momento, especificar o campo de problemas da psicanálise. Selecionamos alguns aforismos de Lacan sobre a relação da psicanálise com a ciência, que nos permitiu afirmar que a psicanálise, por ser um estudo que parte da noção de inconsciente, deve ser situada na dimensão da ética e não na dimensão da ciência. Esta especificação do campo de problemas da psicanálise - nossa primeira tese -, por outro lado, não deve deixar de considerar que se a psicanálise não é uma ciência, por outro é compatível logicamente com ela - nossa segunda tese. No segundo momento utilizamos a noção de atos falhos para demonstrar, a partir do texto freudiano, essas duas teses.

Palavras-chave : Psicanálise; Ciência; Ética; Inconsciente; Atos falhos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português